Vamos falar sobre barragens?
- poximamigo
- 21 de fev. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de mar. de 2018
Interesses sociais e econômicos associados.

Oi, amigos do Poxim! :) Sabe essa foto ai de cima? É uma barragem construída no rio Poxim-Açu e inaugurada em 2013. Ela está localizada no município de São Cristóvão-SE e segundo a companhia de saneamento do estado de Sergipe é responsável pelo abastecimento de cerca de 800 mil pessoas residentes na cidade de Aracaju.
"As barragens, definidas como obstáculos artificiais com a capacidade de reter água, qualquer outro líquido, rejeitos, detritos, para fins de armazenamento ou controle, podem variar em tamanho desde pequenos maciços de terra, usados frequentemente em fazendas, a enormes estruturas de concreto ou de aterro, geralmente usadas para fornecimento de água, de energia hidrelétrica, para controle de cheias e para irrigação, além de diversas outras finalidades."
A água é um recurso fundamental para o estabelecimento de cidades e áreas rurais, e garante sustento a produção de alimentos e atividades industriais. Barragens permitem o estoque da água e sua utilização mesmo em épocas de seca. Ao longo dos anos anos as barragens tem servido como fonte confiável de água para a vida das pessoas.
MAAAAS, existem outros benefícios associados a elas, além do abastecimento e combate a seca. São os seguintes:
Navegação - Os reservatórios formados por barragens podem ser aproveitados para a instalação da navegação como os reservatórios das hidroelétricas situadas no rio Tietê cujas eclusas propiciam a navegabilidade de todos os seus trechos médio e inferior.
Defesa contra inundações - Reservatórios contribuem decisivamente para o controle de cheias em vastas regiões do País, com importantes barragens mantidas para esse fim, como o sistema do controle de cheias para a região metropolitana de Recife.
Outras finalidades – Há inúmeros exemplos de reservatórios implantados para outros usos, tais como, entre outros, garantir a perenidade de cursos d’água, objetivo frequente no Nordeste, dessecação, objetivo comum nas regiões rurais, recreação e paisagismo, como nos lagos de Paranoá em Brasília e Pampulha em Belo Horizonte, etc.
Porém (como nem tudo é perfeito :/ ) existem problemas ambientais importantes associados as barragens e que devem ser discutidos antes, durante e após a construção desses reservatórios.
Isso é assunto pra outro post, tá?!
Segura a ansiedade (e não vá roer as unhas!)
Comments