Importância econômica, social e ecológica do rio Poxim
- poximamigo
- 6 de mar. de 2018
- 2 min de leitura
Sergipano de raiz, o rio Poxim agrega ao estado grande importância ecológica, social e econômica. Vamos falar sobre!

Foto: Francisco Foureaux
Totalmente Sergipano, o rio Poxim é uma sub-bacia do rio Sergipe e é composto por rios menores como Poxim-Açu, Poxim-Mirim e Pitanga. No estado, ele tem grande importância,pois é responsável pelo abastecimento de 30% de água na capital, Aracaju. Nos períodos de seca, os níveis das águas da sub-bacia desde a níveis mínimos, impedindo a captação. As suas principais nascentes estão na região de limite final da Serra dos Cajueiros, no município de Itaporanga e a sua foz está localizada no complexo estuarino Sergipe/Maré Apicum.
Ecologicamente falando, rios são fonte de matéria prima para o meio ambiente. Por ter fluxo constante, servem como caminho para chegada de alimento para diversos animais da fauna de outros rios e fauna marinha, transporte de nutrientes, esporos, sementes, pólen, ovos de filhotes e servem também como escoador de dejetos dos ambientes. O Rio Poxim fornece todos esses recursos para o Rio Sergipe, aporte de sedimentos, nutrientes, carga orgânica, e, consequentemente, para as áreas estuarinas relacionadas a ele e para o oceano.

Fonte: CIDTA. Universidade de Salamanca. Link: http://cidta.usal.es/cursos/agua/modulos/conceptos/uni_03/u4c3s5.htm
Além de toda importância ecológica, o rio possui grande importância social e econômica. Nas áreas de nascentes dos cursos d'água predominam pequenas propriedades rurais nas regiões serranas; no curso médio dos rios, encontram-se grandes propriedades agrícolas produtoras de cana-de-açúcar, onde se faz uso de irrigação. Em sua foz estendem-se as áreas industriais e urbanas. Além das atividades de pesca artesanal que garante o sustento da comunidades de pescadores e a pesca esportiva, agregando grande importância para a economia do estado.
Ao longo do curso do rio atividades pecuárias são desenvolvidas, apesar de para o PIB do estado a atividade não ser bem expressiva, a falta de manejo adequado traz consequências para o rio, propriamente dito, e para a região de seu entorno, seja por despejo de resíduos orgânicos no leito do rio ou pelo pisoteamento das matas ciliares (traremos informações mais detalhadas em outro post sobre os impactos das atividades humanas no Poxim).
Comments