top of page

Quais os impactos ambientais associados as barragens?

  • Foto do escritor: poximamigo
    poximamigo
  • 1 de mar. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 6 de mar. de 2018

Diferente do post anterior, neste discutiremos os principais impactos ambientais associados as barragens. Preparado? Vamos lá!

ree

Barragem Jaime Umbelino de Souza, situada no rio Poxim-Açú, em São Cristóvão. (Imagem retirada do site da DESO - Companhia de Saneamento de estado de Sergipe.)


Segundo WCD (2000), os impactos causados por grandes barragens nos ecossistemas podem ser classificados como impactos de primeira ordem, impactos de segunda ordem e impactos de terceira ordem.


Os impactos de primeira ordem trazem consequências físicas, químicas e geomorfológicas, alterando a periodicidade natural da vazão de um rio.


Os impactos de segunda ordem implicam na produtividade primária do ecossistema, ou seja, trazem efeitos negativos a comunidade vegetal associada ao rio. Pode ocorrer também o processo de eutrofização, uma vez que ocorre o afogamento de vegetação e outros depósitos de matéria orgânica e nutrientes que se encontravam na bacia durante o enchimento.


Os impactos de terceira ordem são as consequências causada a fauna (peixes, invertebrados, etc) associada ao rio.


Os impactos de primeira ordem são diretos e incluem a alteração do regime termal, a sedimentação no reservatório, a evaporação e produção de gases efeito estufa, mudanças na qualidade da água e mudanças na hidrologia.


Os impactos de segunda ordem são indiretos e resultado das modificações causadas pelos de primeira ordem, são os seguintes: proliferação de plâncton, incremento de macrófitas aquáticas e mudanças na vegetação ribeirinha.


Os impactos de terceira ordem, também indiretos, são consequência das alterações causadas pelos impactos de primeira e segunda ordem, podem citar a morte de peixes por falta de oxigênio. Para estes tipos de impactos, interações complexas podem acontecer durante muitos anos antes que um novo equilíbrio ecológico seja alcançado.


No rio Poxim-Açú, segundo trabalho de Feitosa (2016), a construção da barragem interferiu na diversidade de insetos aquáticos.

 
 
 

コメント


bottom of page